SN HEALTH CLINIC

Dieta na Gestação

Nos últimos anos, vem se tornando cada vez mais claro que gerar uma nova vida é também uma oportunidade para melhorar a saúde das futuras gerações por meio da nutrição. O aporte adequado de nutrientes para a mulher nos períodos de pré-concepção, gestação e amamentação é fundamental para fornecer ao seu filho a nutrição necessária para que ele atinja seu máximo potencial na fase adulta.

A alimentação nos períodos de pré-concepção e gestação pode ter um impacto no desenvolvimento físico e cognitivo-comportamental do bebê. Hábitos alimentares adequados e um estilo de vida saudável melhoram o estado nutricional da mãe no período da pré-concepção e durante a gravidez, aumentando a sobrevida perinatal e reduzindo o risco de doenças crônico-degenerativas. Por outro lado, a ingestão inadequada de nutrientes pode comprometer o processo reprodutivo e aumentar o risco de resultados adversos na gravidez, tanto para a mãe quanto para o bebê. Ademais, as adaptações metabólicas podem aumentar o risco de desenvolver patologias crônico-degenerativas e obesidade a longo prazo.

Para garantir uma ingestão adequada de nutrientes durante essas importantes fases da vida, é preciso considerar as necessidades nutricionais. Este conceito estabelece os níveis de nutrientes, energia e atividade física suficientes para um estado individual de saúde e bem-estar. Essas necessidades estão associadas ao crescimento e desenvolvimento do organismo, portanto, deve-se considerar a dieta durante a gravidez e a amamentação.

O corpo exige uma pequena quantidade de calorias durante uma gravidez típica, mas pode exigir níveis elevados de certos nutrientes. Assim, as mulheres grávidas devem concentrar-se em aumentar a ingestão de alimentos ricos em nutrientes e de alta qualidade, limitando o consumo de bebidas e alimentos processados e com calorias vazias.

A suplementação pode ser necessária durante a gravidez, devido à perda de nutrientes. O suprimento de vitaminas e minerais deve ser fornecido pela dieta regular, mas a ingestão de suplementos pode ajudar no alcance dos níveis ideais quando a mulher grávida não consome quantidades satisfatórias de micronutrientes.

É importante destacar que não é somente “dobrar” a ingestão ou simplesmente reduzir o consumo alimentar com receio de “engordar” durante o período gestacional, mas dar tanto importância à qualidade nutricional dos alimentos, como a quantidade, ingerindo as calorias necessárias para todo período da gestação; garantindo assim, uma gestação mais saudável e tranquila.

Para tanto se faz necessário o acompanhamento multi e interdisciplincar, com foco em nutrição, saúde e estilo de vida, todos atuando juntos para melhorar a saúde e o bem-estar das mamães e seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
×